Progressos na negociação sindical

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) continua a desenvolver uma intensa actividade no âmbito da negociação colectiva, tendo alcançado progressos em alguns dos processos em curso, como é o caso, entre outros, da Associação Portuguesa de Imprensa (API), da RTP e da Lusa.

Em nota agora divulgada, e que se publica em anexo, o SJ dá conta da reunião realizada a 31 de Outubro com a API à margem da conciliação no Ministério do Trabalho (MT). Face à evolução registada, as partes acordaram pedir ao MT o adiamento da reunião prevista para quarta-feira, dia 5, nos serviços do Ministério, agendando para esse mesmo dia uma nova reunião de negociação directa, com o objectivo de tentarem novos progressos.

No caso da RTP, uma delegação da Direcção do SJ reuniu-se a 27 de Outubro com o membro do Conselho de Administração (CA) responsável pelos recursos humanos, a quem foi apresentado um conjunto de problemas que estão a criar mal-estar entre os jornalistas. A representante do CA comprometeu-se a analisar os casos apresentados pelo SJ e informou que a questão dos reenquadramentos profissionais terá uma resposta até final do 1º trimestre de 2009. Entretanto, o CA da RTP está a preparar uma ordem de serviço respeitante à atribuição de prémios pelo desempenho de 2008. Informou ainda que está em estudo uma nova implementação do sistema Millenium (sistema de controlo de presença dos trabalhadores na empresa) aplicada aos diferentes sectores profissionais existentes na RTP.

No respeitante à Lusa, o SJ informa que o processo negocial de revisão do Acordo de Empresa (AE) está em fase de conclusão. Após as partes terem chegado a um acordo de princípio sobre o clausulado geral e terem dado por concluídas as negociações respeitantes às carreiras, o SJ está a preparar uma informação detalhada aos seus associados sobre as implicações do novo texto do AE a que foi possível chegar em sede de negociação.

O Sindicato informa ainda que está a preparar as bases para a apresentação, o mais tardar em Dezembro, de uma proposta de revisão do Contrato Colectivo de Trabalho negociado entre o SJ e a Associação Portuguesa de Radiodifusão.

Partilhe