Primeiro Prémio Nacional de Jornalismo Universitário

Até 20 de Março são aceites inscrições para o primeiro Prémio Nacional de Jornalismo Universitário, uma iniciativa da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Youth Press Portugal dirigida a alunos de cursos de Jornalismo e Comunicação nacionais.

A competição, subordinada ao tema “Direitos Humanos e Cidadania”, conta com cinco categorias – imprensa, rádio, televisão, fotografia e multimédia –, podendo concorrer trabalhos nunca antes publicados em qualquer meio de comunicação social e da autoria de um estudante ou de grupos com dois ou três elementos.

A iniciativa pretende “criar nos estudantes de jornalismo a dinâmica de produção de matérias socialmente relevantes para que no futuro, enquanto profissionais, trabalhem no sentido de despertar consciências”, além de contribuir para “o reforço das competências práticas que devem estar associadas a um ensino cada vez mais integrado”.

O concurso será dividido em duas fases, sendo que na primeira vão ser seleccionadas as três melhores reportagens em cada categoria, as quais integrarão um Ciclo de Apresentação das Reportagens, a 2 e 3 de Maio, e serão debatidas entre os concorrentes, o júri e um auditório composto por 50 pessoas que, por voto secreto, escolhem os vencedores.

A Comissão Científica é constituída pela professora universitária Cristina Ponte, pelos jornalistas Pedro Coelho, Jacinto Godinho e António Granado, pelo deputado Alberto Arons de Carvalho e pelo fotógrafo Pedro Loureiro. Os presidentes do júri nas várias áreas são: Fernando Cascais (Imprensa), Sofia Vieira (Rádio), Céu Guarda (Fotografia), Paula Sá (Multimedia) e Ricardo Costa (Televisão).

O regulamento completo pode ser consultado no sítio oficial do Prémio (indicado abaixo) e os autores das reportagens vencedoras vão ter: acesso a um estágio no CENJOR (Centro de Jornalismo), adequado à categoria em que estão integrados; publicação dos trabalhos no Parlamento Global (associado à SIC, Rádio Renascença e Expresso); estágio em diferentes meios de comunicação, atendendo à categoria em que estão inseridos.

Partilhe