Pressão sindical consegue retirada de diploma no Brasil

O deputado brasileiro Carlos Nader (PL/RJ) solicitou ao presidente da Câmara dos Deputados, a 9 de Maio, que fosse retirado o projecto-lei 1845/03, da sua autoria, com o qual queria alterar a regulamentação profissional da carreira de radialista, afectando também jornalistas e publicitários.

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Radiodifusão e Televisão (FITERT) e os sindicatos de jornalistas e radialistas brasileiros consideram o pedido de retirada do diploma uma vitória da sua intervenção neste caso.

O diploma, que tramita na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados, propõe alterações na Lei 6.615/78 – reguladora da profissão de radialista – e o seu conteúdo visa permitir que funções de jornalistas em rádios e TVs passem a ser enquadradas como de radialistas, além de suprimir o quadro descritivo das actividades dos radialistas.

Em reacção, as organizações sindicais encaminharam ao parlamentar e à CCTCI manifestações de desagrado e a solicitar a retirada do projecto-lei, dado que não haviam sido consultadas e discordavam da proposta.

Partilhe