Presidente italiano reenvia Lei Gasparri ao parlamento

O presidente da República de Itália, Carlo Azeglio Ciampi, devolveu ao parlamento, a 15 de Dezembro, a polémica Lei Gasparri, para que seja efectuada nova deliberação sobre a matéria. A decisão foi tomada após um encontro na sua residência oficial com o presidente do conselho, Silvio Berlusconi.

No decorrer da última semana, Carlo Azeglio Ciampi recebeu mensagens, tanto internas como externas, de apelo ao veto a esta lei, que segundo os seus opositores favorece claramente Silvio Berlusconi e o seu império mediático.

O governo italiano desdramatizou de imediato o veto do presidente da República, tendo o ministro das Comunicações Maurizio Gasparri, que dá nome ao pacote legislativo, referido que “não é a primeira vez que uma lei é reenviada ao parlamento”, e garantido que os deputados saberão encontrar a solução mais adequada.

A atitude de Carlo Azeglio Ciampi foi aplaudida pela direcção da Federação Nacional da Imprensa Italiana (FNSI), que a considera demonstradora de “um grande respeito para com os jornalistas italianos” e movida pelo “rigor, reflexão e responsabilidade”.

Esperando que o parlamento “não seja surdo” a esta “grande oportunidade” para o pluralismo da informação, a FNSI aguarda agora um debate sério sobre a nova lei dos média e compromete-se a trabalhar com maior alento para a realização dos estados gerais da informação, da cultura e da sociedade, que se reunirão em Roma a 30 de Janeiro de 2004, com o objectivo de desenvolver uma proposta alternativa à Lei Gasparri.

Partilhe