Presidente do Sindicato de Jornalistas da Croácia ameaçado

Hrvoje Zovko decidiu demitir-se do cargo de diretor executivo do canal público de televisão HTV4 e, de seguida, foi aberto um procedimento para despedimento com justa causa. FEJ e FIJ condenam o ato e exigem que fique sem efeito.

As Federações Europeia e Internacional de Jornalistas (FEJ e FIJ) condenaram a abertura de um procedimento para despedimento com justa causa de Hrvoje Zovko, presidente do Sindicato de Jornalistas da Croácia (CJA), exigindo que fique sem efeito, pois consideram-no “um ato de reataliação contra Zovko e de intimidação contra todos os jornalistas do canal que sejam sindicalizados”.

Zovko demitiu-se do cargo de diretor executivo do canal público televisivo HTV4, justificando a atitude com “pressões, censura e escolha não profissional de temas” na estação onde trabalhava há duas décadas. No dia seguinte, a diretora do canal, Katarina Perisa Cakarun, aceitou a sua demissão e criticou o seu envolvimento no mundo sindical como presidente do CJA.

Dois dias depois do pedido de demissão, os responsáveis do canal lançaram um procedimento extraordinário para despedimento com justa causa, tendo como base um relatório apresentado pela própria diretora.

Partilhe