Presidente da Roménia insulta jornalista

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) acusou o presidente romeno Traian Basescu de ter tido um “comportamento abusivo e ofensivo” ao tirar o telemóvel das mãos de uma jornalista e usar linguagem sexista e racista para responder às perguntas que esta lhe colocou.

O caso ocorreu no sábado, dia em que os romenos votaram para decidir se o mandato do presidente era cassado por alegados abusos constitucionais, tendo Traian Basescu ganho a votação com uma maioria esmagadora.

Quando a jornalista Andrea Pana fez perguntas ao presidente sobre a votação e o filmou com um telemóvel, Basescu tirou-lhe o telefone das mãos, mas o aparelho continuou a gravar a conversa, captando comentários ofensivos de carácter sexual e racista que o governante e a mulher fizeram acerca da jornalista.

O som foi exibido por televisões romenas e, entretanto, o presidente já pediu desculpas pelo sucedido, mas tal não impediu a FIJ de criticar a sua postura, até porque esta não é a primeira vez que Traian Basescu demonstra hostilidade para com os jornalistas.

Partilhe