O Sindicato dos Jornalistas (SJ) e a delegada sindical da revista Visão foram recebidos no sábado, dia 14, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência pedida pelo SJ para informar o chefe de Estado da difícil situação por que passam os trabalhadores do grupo Trust in News (TiN), particularmente os jornalistas.
A direção do SJ e a delegada sindical da Visão apresentaram ao Presidente da República uma súmula dos acontecimentos que levaram à presente situação de insolvência do grupo e como esta afeta os trabalhadores das 17 publicações do grupo, onde se contam 140 jornalistas.
Durante o encontro, os representantes sindicais enfatizaram que os jornalistas continuam a trabalhar, apesar de não receberem salários e subsídios desde outubro, para não deixarem morrer títulos essenciais à sociedade portuguesa como são os casos das revistas “Visão”, “Exame”, “Caras” ou o “Jornal de Letras”.
Demostraram também que há medidas que podem ajudar a viabilizar uma solução para que as publicações voltem a ser viáveis e que permitam salvar os postos de trabalho no grupo e demais setores que dependem do universo TiN, como a gráfica e a distribuição.
Marcelo Rebelo de Sousa mostrou que segue com atenção os desenvolvimentos no grupo TiN. O SJ entendeu que o Presidente da República considera urgente que haja uma solução que mantenha as publicações vivas e que irá usar a sua influência junto do Governo para que possam ser encontrados caminhos que permitam a sobrevivência do jornalismo que é produzido neste grupo empresarial.
O SJ junta-se aos trabalhadores do grupo TiN que lançaram uma campanha para mitigar as dificuldades que muitos funcionários atravessam nesta altura.
Os trabalhadores do grupo abriram uma conta solidária para recolher as contribuições de quem quiser participar: titular da conta Inês Belo, IBAN PT50 0035 0734 00024 147430 06.