Presidente da República apadrinha Semana da Liberdade de Imprensa em Cabo Verde

A Semana da Liberdade de Imprensa em Cabo Verde começa no domingo, 2, na cidade da Praia e prolonga-se até 3 de Maio. A cerimónia de abertura é presidida pelo Chefe de Estado, Pedro Pires, na presença da conselheira regional da UNESCO e do representante residente do PNUD.

Jornalismo e Segredo de Justiça é um dos temas que serão abordados durante o encontro dos profissionais da Comunicação Social e será apresentado pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Benfeito Mosso Ramos. O tema Conflitos Armados e a Liberdade de Imprensa – Caso da Libéria estará a cargo do presidente da Associação dos Jornalistas da Libéria. Serão, igualmente, apresentados outros temas como: Jornalismo e Economia; Jornalismo e Integração Regional face aos conflitos regionais.

O conteúdo do Relatório da Freedom House, que diz que liberdade de imprensa em Cabo Verde regrediu durante o ano de 2003, poderá ser, igualmente, discutido durante o encontro. Paulo Lima, presidente de Direcção, já fez saber que alguns dos aspectos referidos no citado documento serão contestados pela organização. Cita, a título de exemplo, o facto de muitos jornalistas terem, neste momento, um vínculo laboral precário. Em Cabo Verde, o Estado é, neste momento, a maior entidade empregadora dos profissionais de informação. “A precariedade no emprego pode inibir o jornalista no seu direito de expressão”, frisou Paulo Lima, adiantando que ficou surpreso com a questão da auto-censura mecionada pela Freedom House.

Por sua vez, o Governo, pela voz do secretário de Estado Adjunto, João Baptista Pereira, reagiu ao relatório da Freedom House estranhando o conteúdo das informações veiculadas por aquela organização, já que “contraria totalmente as informações contidas no relatório do Departamento do Estado norte-americano, referentes ao mesmo período e relativas ao mesmo assunto”.

“Apesar disso – afirma Baptista Pereira – o Governo regozija-se com o facto de este relatório destacar que a liberdade de imprensa em Cabo Verde é garantida pela Constituição da República e respeitada pelo Executivo cabo-verdiano”.

Partilhe