Prensa Ibérica abandona “O Comércio do Porto” e “A Capital”

O Grupo Prensa Ibérica decidiu a 29 de Julho suspender a publicação de “O Comércio do Porto” e “A Capital”. O Sindicato dos Jornalistas (SJ) lamenta esta atitude, que classifica de irresponsável, considerando que não honra o Grupo nem inspira confiança.

Em reacção à decisão tomada pela Prensa Ibérica, o SJ divulgou um comunicado em que acusa o Grupo de optar “pela solução mais fácil de abandonar os navios com tempestade em alto mar” e de se demitir da sua “obrigação de os levar até bom porto”.

Com esta decisão, refere o SJ, a Prensa Ibérica lança no despedimento de 150 jornalistas e outros trabalhadores, e silencia “dois jornais que representam oportunidades irrepetíveis de diversidade informativa.”

Manifestando a sua disposição de continuar a prestar todo o apoio aos jornalistas de “O Comércio do Porto” e de “A Capital”, o SJ agendou já reuniões nas duas redacções para 1 de Agosto, para analisar a situação e medidas a tomar.

É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado do SJ:

Encerramento irresponsável de “O Comércio do Porto” e “A Capital”

1. O Grupo Prensa Ibérica – importante grupo de imprensa em Espanha – acaba de decidir pela suspensão da publicação dos jornais “O Comércio do Porto” e “A Capital”, optando pela solução mais fácil de abandonar os navios com tempestade em alto mar e demitindo-se da sua obrigação de os levar até bom porto.

2. O Sindicato dos Jornalistas lamenta profundamente a notícia dramática da decisão e lamenta a insensibilidade da Prensa Ibérica para as consequências nefastas do seu comportamento. Além do encerramento de dois títulos importantes e do despedimento de 150 jornalistas e outros trabalhadores, a Prensa Ibérica silenciou dois jornais que representam oportunidades irrepetíveis de diversidade informativa.

3. Por outro lado, se algum dia pretender voltar a investir em Portugal, a Prensa Ibérica, que exibe um portefólio invejável de publicações e ostenta a divisa “A maior cobertura em imprensa regional com a gestão mais eficaz”, enfrentará séria desconfiança quanto aos seus intentos e capacidade para assumir todos os riscos das suas estratégias expansionistas.

4. Ao abandonar em plena borrasca “O Comércio do Porto” e “A Capital”, a Prensa Ibérica não abandona apenas dois importantes jornais – um deles, o “CP”, o decano da imprensa continental. Abandona também duas redacções cuja coragem, dedicação e profissionalismo representam um inestimável capital.

5. Ao abandonar como abandona este processo, a Prensa Ibérica opta por uma atitude irresponsável que não honra o Grupo nem inspira confiança.

6. A Direcção do Sindicato dos Jornalistas insiste, porém, que a Prensa Ibérica não pode descartar-se das suas responsabilidades até ao fim, pelo que prossegue a sua acção, nos planos nacional e internacional, com o objectivo de fazer suspender a decisão da Administração.

7. A propósito, sublinha-se não só o importante movimento de opinião de personalidades e instituições portuguesas, mas também da Federação Europeia de Jornalistas/FIJ, da Federação de Sindicatos de Jornalistas de Espanha e da generalidade dos sindicatos de jornalistas das autonomias espanholas (informação detalhada em www.jornalistas.online.pt).

8. O SJ continuará a prestar todo o apoio aos jornalistas de “O Comércio do Porto” e de “A Capital”, com os quais analisará a situação e medidas a tomar, tendo agendado já reuniões para segunda-feira.

29 de Julho de 2005

A Direcção

Partilhe