Prémios do Clube de Imprensa

Os Prémios de Jornalismo do Clube Português de Imprensa são atribuídos anualmente e propõem-se galardoar trabalhos publicados na Imprensa, Rádio e Televisão, quer por jornalistas consagrados quer por jovens em início de carreira, além de galardoarem um(a) estudante de jornalismo. Os júris poderão ainda atribuir o Prémio Carreira e o Grande Prémio de Jornalismo.

1. O Clube Português de Imprensa institui novamente os Prémios de Jornalismo que este ano têm a sua 17ª edição.

2. Os Prémios de Jornalismo têm como objectivo distinguir os melhores trabalhos de Imprensa, Televisão e Rádio (de Janeiro a Dezembro) e destinam-se exclusivamente a jornalistas portugueses (ver excepção no n.º 7).

3. Elenco de Prémios:

– Prémio de Carreira

Valor: 2000 (dois mil) contos

– Grande Prémio de Jornalismo

Valor: 1500 (mil e quinhentos) contos

– Prémio Reportagem de Imprensa

Valor: 750 (setecentos e cinquenta) contos

– Prémio Reportagem de Televisão

Valor: 750 (setecentos e cinquenta) contos

– Prémio Reportagem de Rádio

Valor: 750 (setecentos e cinquenta) contos

– Prémio Foto-Reportagem

Valor: 750 (setecentos e cinquenta) contos

– Prémio Revelação na Imprensa

Valor: 750 (setecentos e cinquenta) contos

– Prémio Revelação na Televisão

Valor: 750 (setecentos e cinquenta) contos

– Prémio Revelação na Rádio

Valor: 750 (setecentos e cinquenta) contos

– Prémio de Jornalismo Económico

Valor: 750 (setecentos e cinquenta) contos

– Prémio Ensaio

Valor: 500 (quinhentos) contos

4. De cada trabalho devem ser enviadas 5 cópias + 1 recorte (em que seja visível o órgão de informação e a data da publicação) ou 5 cassetes áudio ou vídeo (para Rádio e TV), acompanhadas da respectiva ficha técnica e declaração comprovativa da data, hora e local de transmissão da reportagem (que não poderá exceder 60 minutos para Televisão e 30 minutos para Rádio) e elementos de identificação – nome, morada, telefone e n.º de carteira profissional.

5. Para o Prémio de Foto-Reportagem deve ser enviado um original por cada trabalho a concurso, a cores ou a preto e branco, com as medidas mínimas 18×24 e um recorte em que seja visível a data de publicação e o órgão de informação. Os diapositivos devem ser reproduzidos em papel. Todas as fotos deverão ser identificadas.

6. Os Prémios Revelação são destinados a jovens jornalistas com idade não superior a 25 anos. Os candidatos deverão indicar a data de início da carreira profissional ou o n.º de carteira.

7. O Prémio Ensaio é destinado exclusivamente a estudantes de Comunicação Social (inscritos em licenciaturas, mestrados ou cursos de aperfeiçoamento nesta área) e tem como objectivo distinguir o melhor trabalho inédito, individual ou de grupo, que tenha por tema qualquer questão relacionada com os média. Cada trabalho deverá ter um máximo de 40 páginas dactilografadas e conter a identificação do(s) aluno(s), morada, telefone e indicação do curso e escola que frequenta.

8. Os Prémios Carreira e Grande Prémio de Jornalismo são atribuídos por escolha directa dos respectivos júris.

9. Todos os concorrentes enviarão uma autorização, manuscrita e assinada, da transcrição total ou parcial trabalhos – ou de reprodução no caso de foto-reportagem – em publicações do Clube Português de Imprensa ou por este patrocinadas.

10. Cada jornalista pode concorrer com um ou mais trabalhos, sendo o limite 3 (três).

11. Cada Prémio tem o seu próprio júri, que será constituído por cinco elementos designados pelo Clube Português da Imprensa.

12. Cada júri tem autonomia para decidir da não atribuição do prémio, por consenso ou maioria.

13. Das decisões do júri não cabe recurso, presumindo-se do envio dos trabalhos a aceitação desta cláusula, bem como de todo o regulamento.

14. O anúncio dos vencedores será feito nos órgãos de Comunicação Social através do envio de informação a todas as redacções.

15. Os trabalhos concorrentes aos Prémios de Jornalismo do Clube Português de Imprensa devem ser enviados a/c de Maria João Seia (Av. da Liberdade, 266 -1250 Lisboa – Telef. 21 318 75 39).

Partilhe