Prémios de reportagem RFI-RSF 2003

O senegalês Ibrahima-Benjamin Diagne (rádio), a camaronesa Danielle Nomba (imprensa escrita) e o malgaxe William Rasoanaivo (cartoon) receberam a 14 de Outubro os prémios de reportagem RFI-RSF 2003 para a África francófona, que pretendem apoiar e encorajar os talentos jornalísticos desses países.

Ibrahima-Benjamin Diagne, de 27 anos, é jornalista da “Walf-FM”, de Dakar, e recebeu o prémio pela sua reportagem “Religião no Senegal: estará a imprensa enfeitiçada?”. Danielle Nomba, de 25 anos, é jornalista do “Le Messager” e foi premiada pelo artigo “Famílias de pigmeus dos Camarões exibidas num zoo na Bélgica”. William Rasoanaivo, conhecido como Pov, tem 28 anos, é jornalista e cartoonista do “Midi Madagasikara”, e foi distinguido pelo cartoon “As pragas de África”.

Assim, das quatro categorias deste galardão– entregue na Casa Europeia da Fotografia, em Paris – apenas a de fotografia não teve vencedor.

Além do reconhecimento público, que é crucial em alguns países e significativo internacionalmente, os vencedores têm direito a um curso de três dias na École des Métiers de l’Information-CFD, um computador e material adequado à sua área de trabalho.

Partilhe