Prémios de design para jornais portugueses

As publicações portuguesas “Diário de Notícias”, “O Independente”, “Jornal de Notícias”, “Público”, “Expresso”, “UM Jornal”, “O Jogo” e “Região de Leiria” foram premiadas na segunda edição dos prémios de design jornalístico ibérico ÑH02, organizados pela secção espanhola da Society for News Design (SND-E).

A entrega de prémios deste concurso – que este ano recebeu 48 inscrições, 13 das quais portuguesas – terá lugar em Lisboa, entre 16 e 18 de Novembro, num congresso organizado pela SND-E e pelo “Expresso”.

Na luta pelo prémio de melhor design, o “Diário de Notícias” ganhou entre os jornais com mais de 50 mil exemplares, enquanto o “Sur”, de Málaga, foi o melhor dos títulos com tiragens entre 20 e 50 mil exemplares e “O Independente” venceu entre as publicações com tiragem inferior a 20 mil exemplares. No universo online, o elpais.es foi distinguido como o sítio informativo com melhor design de toda a Península Ibérica.

Os prémios de cada publicação

Além do prémio já referido, o DN recebeu três medalhas de ouro nas categorias “Capa”, “Páginas Interiores” e “Suplementos”, uma medalha de prata pelo design do suplemento “DNA” e oito menções honrosas nas categorias “Capa”, “Coberturas”, “Suplementos” e “Especiais”. Nesta última secção foram cinco as menções honrosas, por especiais sobre o tsunami asiático, Atenas’2004, a morte de João Paulo II e o aniversário do 11 de Março (com prémios para o “DN” e para o “DNA”).

Já o “Público” ganhou uma medalha de prata na categoria “Páginas Interiores” e viu os seus suplementos receberem quatro menções honrosas (duas para a “Y”, uma para o “Fugas” e uma para a “Pública”), duas medalhas de prata (uma para “Fugas”, outra para “Y”), uma medalha de ouro (“Y”) e um reconhecimento especial do júri, pelas primeiras páginas da “Y”.

Muito premiado foi também “O Independente”, cuja revista “Indígena” ganhou quatro menções honrosas e uma medalha de prata na categoria “Suplementos”, que foi galardoado com uma menção honrosa na categoria “Capa”, duas menções honrosas e uma medalha de prata em “Ilustração” e que recebeu ainda uma medalha de prata pelo seu especial sobre a morte de João Paulo II.

Quanto ao “JN”, recebeu medalhas de prata nas categorias “Coberturas” – devido à série “30 anos do 25 de Abril” – e “Capa”, pela primeira página dedicada à morte de João Paulo II, cujo especial mereceu ainda uma menção honrosa. O diário do Porto foi ainda distinguido com cinco menções honrosas para “Páginas Interiores” e uma menção honrosa em “Fotografia”.

Por fim, conquistaram ainda menções honrosas o “Expresso” (“Ilustração” e “Fotografia”), a “Autosport” (“Reformulação gráfica”), o jornal “O Jogo” (“Capa”), o “Região de Leiria” (“Capa”) e o mensário da Universidade do Minho “UM Jornal” (“Capa” e “Fotografia”).

Em categorias como a infografia e os meios online foi notório o domínio dos órgãos de comunicação social espanhóis, ficando Portugal com menções honrosas para os infográficos do “DN”, “JN” e “Expresso” e uma medalha de prata para a reformulação gráfica do Publico.pt.

O júri dos prémios

No julgamento do design de imprensa estiveram Rosa Mundet, redactora-chefe de Desenho do “La Vanguardia”, o escritor, jornalista e desenhador Fermín Vílchez, Jorge Silva, desenhador e director do Silva Design, Marco Grieco, adjunto da direcção de Arte do “JN”, o ilustrador Ferran Grau, os professores de Desenho Jornalístico Pedro Pérez Cuadrado e Jesús Zorrilla e Javier Errea, presidente da SND-E.

O júri dos meios online foi composto por Eva Domínguez, professora universitária e colaboradora do “La Vanguardia”, por Matías Cortina, ilustrador da “Marca” e do grupo Recoletos, e por Ramón Salaverría, director do Laboratório Multimédia da Universidade de Navarra.

Partilhe