Prémio Shireen Abu Akleh para mulheres jornalistas com candidaturas abertas

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), em parceria com o Sindicato da Imprensa Internacional Francófona (UPF), lançou um novo prémio para mulheres jornalistas, intitulado Shireen Abu Akleh, em homenagem à jornalista palestiniana morta em direto em trabalho no campo de refugiados de Jenin, a 11 de maio de 2022.

A iniciativa visa reconhecer o trabalho, a determinação e a coragem de mulheres jornalistas, com carteira profissional válida, de todas as nacionalidades, com trabalhos em todas as línguas e plataformas, através da atribuição de um prémio de 5 mil euros, que será entregue numa cerimónia marcada para o dia 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

As candidaturas estão abertas até ao dia 15 de outubro e devem ser entregues em nome próprio ou de outrem através dos e-mails ifj@ifj.org e sg@presse-francophone.org.

Pode aceder ao regulamento completo deste prémio aqui.

O comité de seleção da vencedora será composto por representantes da UPF, da FIJ, da Organização Internacional da Francofonia (OIF), da UNESCO, bem como por jornalistas de mérito ainda a anunciar.

Partilhe