Prémio Príncipe das Astúrias para Jean Daniel

O jornalista argelino Jean Daniel, fundador e director do semanário “Le Nouvel Observateur”, foi distinguido no final de Junho com o Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades 2004.

O jornalista, de 84 anos, foi considerado pelo júri do galardäo como “um exímio representante do melhor jornalismo humanista da nossa época”.

Escritor e jornalista, Jean Daniel nasceu na Argélia em 1920, mas toda a sua vida profissional se desenvolveu em França, onde já recebeu praticamente todos os prémios de ensaio.

Este “escritor do efémero”, como ele próprio classifica os jornalistas, é apontado pelo jornal “El Mundo” como “um dos observadores políticos mais respeitados da Europa”, que desde muito cedo descobriu que “o jornalismo fazia parte da literatura e do pensamento”.

Jean Daniel ingressou em 1955 no jornal “L’Express”, onde chegou a assumir o cargo de chefe de redacçäo. Abandona o jornal anos mais tarde para criar e dirigir o jornal “Le Nouvel Observateur”, destacado título da imprensa francesa.

O Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicaçäo e Humanidades, este ano com o valor monetário de 50 mil euros, é um dos oito prémios atribuídos pela fundaçäo do herdeiro do trono espanhol.

Entre os distinguidos com o galardão contam-se os nomes de Ryszard Kapuscinski, Gustavo Gutiérrez Merino, Hans Magnus Enzensberger, George Steiner, Umberto Eco e o Instituto Caro y Cuervo, da Colômbia.

Partilhe