Estão abertas as inscrições para a sexta edição do prémio europeu de jornalismo “Pela diversidade. Contra a discriminação”, atribuído pela Comissão Europeia a trabalhos escritos que contribuam para uma melhor compreensão dos benefícios da diversidade e da luta contra a discriminação.
São aceites artigos impressos ou online publicados entre 30 de Novembro de 2008 e 31 de Agosto de 2009, em meios locais, regionais ou nacionais da União Europeia.
Este ano, foi criada uma categoria especial para textos que coloquem a tónica na ligação entre pobreza e discriminação, com um valor monetário de 2.500 euros.
Organizado em parceria com a Associação de Jornalistas Europeus, a European Youth Press e o Centro Europeu de Jornalismo, o prémio de jornalismo “Pela diversidade. Contra a discriminação” atribui 4.500 euros ao vencedor, 3.000 euros ao segundo classificado e 2.000 euros ao terceiro.
Nas duas últimas edições, jornalistas portugueses obtiveram boas classificações: em 2007, Céu Neves, do “Diário de Notícias”, conquistou o galardão máximo e, em 2008, Christiana Martins Rocha e Marisa Antunes, do “Expresso”, ficaram na terceira posição.
Para mais informações, consulte o sítio oficial do prémio