Prémio “Pela Diversidade. Contra a Discriminação” já tem finalistas

O jornalista Ricardo Dias Felner, do “Público”, e o fotojornalista Paulo Cunha, do “Diário de Leiria”, são os finalistas portugueses da segunda edição do Prémio “Pela Diversidade. Contra a Discriminação”, promovido pela União Europeia.

Os trabalhos que valeram a Ricardo Dias Felner e Paulo Cunha a presença na final europeia foram, respectivamente, a reportagem “Doentes africanos depositados em pensões obscuras”, sobre as condições de vida de pessoas dos PALOP que vêm para Portugal ao abrigo de acordos com o governo português, e a fotografia “O mundo nas nossas mãos”, em que crianças de diferentes etnias pousam as mãos num globo comum.

Ambos os vencedores desta fase nacional vão receber um certificado de reconhecimento, sendo que o jornalista do “Público” verá ainda o seu texto publicado num folheto da campanha “Pela Diversidade. Contra a Discriminação” e o fotojornalista do “Diário de Leiria” terá a sua fotografia apresentada numa exposição colectiva dos vários finalistas.

O júri nacional foi composto pelas jornalistas Ana Tomás Ribeiro, editora do suplemento Negócios do “DN”, e Fernanda Mestrinho, que entre 1998 e 2001 foi secretária da Assembleia Geral do Sindicato dos Jornalistas; pelos fotojornalistas Luiz Carvalho, do “Expresso”, e José Manuel Ribeiro, da Reuters; e ainda por Sofia Empis, técnica de apoio a vários projectos na área social; António Serzedelo, da Opus Gay; e Timóteo Macedo, da Associação Solidariedade Imigrante.

Por toda a União Europeia já foram escolhidos praticamente todos os representantes nacionais, faltando apenas os finalistas italianos em ambas as categorias e o escolhido pela Suécia para o prémio de fotojornalismo.

A escolha dos grandes vencedores europeus deste prémio será feita por um júri composto pelo jornalista alemão Joachim Fritz-Vannahme (“Die Zeit”); pela directora do Centro Europeu de Jornalismo em Maastricht, Raymonde Griswold; por Anne-Sophie Parent, presidente da Plataforma das ONGs Sociais Europeias; pelo eurodeputado britânico Claude Morais; pela jornalista Shada Islam, especialista em assuntos de imigração e anti-discriminação; e pelo fotojornalista dinamarquês Jan Graerup, que em 2005 recebeu o prémio World Press Photo na categoria Vida Quotidiana – Série Fotográfica.

Partilhe