O Prémio Internacional Bayeux-Calvados de Correspondentes de Guerra realiza-se este ano de 29 de Setembro a 4 de Outubro, em França. Podem concorrer reportagens sobre situações de conflito ou suas consequências para a população civil, ou sobre um facto de actualidade respeitante à defesa das liberdades e da democracia. Os trabalhos devem ser entregues até 15 de Junho.
O Prémio Bayeux-Calvados de Correspondentes de Guerra abrange trabalhos de imprensa, televisão, rádio e fotojornalismo. O trabalho vencedor de cada categoria será recompensado com um trofeu e 7.600 euros.
Os Prémios Bayeux são atribuídos desde 1994, sob o lema “uma homenagem à liberdade e à democracia” e têm o apoio de importantes õrgãos de comunicação social de vários países.
Além dos trofeus das quatro categorias são atribuídos três outros prémios: o Prémio Ouest-France – Jean Marin, para imprensa; o Prémio dos Liceais, para televisão; e o Prémio do Público, para fotografia.
O júri, composto por cerca de 40 membros e este ano presidido pelo jornalista Philippe Labro, reúne-se na cidade de Bayeux, onde decorrerão exposições de fotografia, encontros e debates com vários repórteres internacionais.
Os trabalhos concorrentes deverão ter sido realizados entre 15 de Julho de 2002 e 31 de Maio deste ano. Os dossiês de candidatura estão disponíveis em www.prixbayeux.org.