Prémio Literário Orlando Gonçalves para trabalhos de jornalismo

Os autores de grandes reportagens e peças de investigação podem inscrever-se até 15 de Junho para a 9ª edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves, instituído em 1998 pela Câmara Municipal da Amadora, no valor de 4987,98 euros.

Os textos concorrentes podem ter sido publicados ou não e devem ser escritos em português, traduzindo acontecimentos relativos a 2005 que tenham como referência a cultura e a história portuguesas, os direitos humanos e a democracia, bem como reflexões sobre os problemas sociais e políticos – princípios que nortearam a vida de Orlando Gonçalves, escritor e jornalista que durante mais de três décadas dirigiu o “Notícias da Amadora”.

A avaliação dos trabalhos compete a um júri composto pelo jornalista João Grego Esteves (indicado pela Câmara Municipal), pela jornalista Maria José Garrido (em representação do Sindicato de Jornalistas) e pelo realizador e escritor Luís Filipe Costa (em nome da Sociedade Portuguesa de Autores), cuja decisão será divulgada em final em Outubro.

O Prémio Literário Orlando Gonçalves destina-se a galardoar, anualmente e de forma alternada, uma obra de ficção narrativa e um trabalho jornalístico de investigação ou grande reportagem. O seu mais recente vencedor da variante de jornalismo foi António José Vilela, pelo artigo “O bispo maldito”, publicado na revista “Notícias Magazine”.

O texto completo do regulamento pode ser consultado em http://www.cm-amadora.pt/web/_pdf/pl2006r.pdf.

Partilhe