Prémio Kurk Schork para jornalismo independente

Distinguir o jornalismo independente que introduza novas perspectivas sobre temas controversos é o objectivo do Prémio Kurk Schork de Jornalismo Internacional, que é administrado pela Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia.

O prémio foi criado em memória de Kurk Schork, um jornalista «freelance» morto em Maio de 2000 numa emboscada na Serra Leoa, onde se encontrava ao serviço da Reuters.

São atribuídos dois prémios anuais, no valor de dez mil dólares cada, um destinado a jornalistas locais de países em desenvolvimento ou em transição e outro a jornalistas «freelance» que trabalhem em assuntos internacionais.

Promovido pelo Kurt Schork Memorial Fund e pela Reuters, o prémio destina-se a jornalistas de Imprensa e aceita trabalhos sobre conflitos, direitos humanos, disputas fronteiriças ou qualquer questão controversa num dado país ou região.

Podem concorrer trabalhos publicados entre 1 de Maio de 2002 e 30 de Março de 2003 que sejam entregues até 1 de Maio de 2003. Mais informações sobre o Prémio Kurk Schork estão disponíveis numa página do sítio da Universidade de Columbia.

Partilhe