Prémio Jornalismo para temas humanitários

O Prémio CICV de Cobertura Humanitária (https://www.icrc.org/pt/premio-cicv-de-cobertura-humanitaria-2020) visa distinguir trabalhos de jornalistas brasileiros ou cujo tema seja a realidade brasileira.

Esta iniciativa do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) foi criada com o objetivo de dar voz às vítimas. O foco do galardão, que vai na quarta edição, é incentivar a cobertura de temas humanitários.

Além da categoria «CICV de Reportagens e Documentários», este ano foi ainda criada a categoria especial «ACNUR 70 anos», que premiará trabalhos sobre refugiados e apátridas. Esta nova categoria nasce com o apoio da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR).

Na Categoria «CICV Reportagens e Documentários» poderão concorrer trabalhos publicados entre 1 de agosto de 2019 e 31 de agosto de 2020. As inscrições estão abertas de 1 de julho a 1 de setembro de 2020. Os finalistas serão anunciados em novembro de 2020. Nesta edição do prémio serão também aceites trabalhos jornalísticos sobre o impacto humanitário da pandemia de COVID-19 sobre as vítimas.

Os prémios serão atribuídos em viagens a locais de trabalho humanitário ou em valor pecuniário.

 

Partilhe