Prémio Free Media Pioneer entregue ao “Yemen Times”

O jornal “Yemen Times” foi o vencedor da edição 2006 do prémio Free Media Pioneer, galardão instituído em 1996 pelo Instituto Internacional de Imprensa (IPI) com vista a distinguir organizações ou indivíduos que lutem arduamente por meios de comunicação mais livres no seu país ou região.

Fundado em 1990 pelo economista e activista dos direitos humanos Abdulaziz Al-Saqqaf, o “Yemen Times” começou a ser publicado a 28 de Fevereiro de 1991, declarando ter como objectivo “fazer do Iémen um bom cidadão do mundo”, motivo pelo qual a sua cobertura noticiosa tenta ser rigorosa e corajosa, não obstante os riscos e limitações que afectam a imprensa no Médio Oriente.

O prémio será entregue a Raidan Al-Saqqaf, membro do Conselho de Administração do jornal, numa cerimónia a realizar a 30 de Maio em Edimburgo, na Escócia, naquele que será o último dia do Congresso Mundial do IPI.

Esta é a primeira vez que este galardão é entregue a uma organização do Médio Oriente, depois de já ter sido entregue a três órgãos de comunicação da Europa de Leste, a três entidades africanas, a um instituto da América do Sul, a duas organizações do Sudeste Asiático e a uma rede de liberdade de expressão da Ásia Central.

Partilhe