Prémio europeu contra a discriminação

Estão abertas, até 30 de Setembro, as candidaturas ao Prémio de Jornalismo “Pela Diversidade. Contra a Discriminação”, instituído pela Comissão Europeia com o objectivo de “distinguir os jornalistas que contribuem com o seu trabalho para um melhor entendimento dos benefícios da diversidade e da luta contra a discriminação na sociedade”.

Podem participar os jornalistas de imprensa escrita e online dos 27 estados-membros da União Europeia com trabalhos publicados, entre 1 de Janeiro e 30 de Setembro de 2007, sobre questões de discriminação por razões de origem racial ou étnica, religião ou crença, idade, deficiência ou orientação sexual.

Em cada estado-membro, um júri nacional escolherá 27 finalistas, cabendo a um júri da UE a decisão sobre os três vencedores finais, que receberão, como prémio, viagens de estudo a um país da União à sua escolha, no valor de 4500 euros para o primeiro, três mil para o segundo e dois mil para o terceiro.

De acordo com a informação da organização do Prémio, “são particularmente apreciados os artigos que incidam sobre a questão da diversidade no emprego e da discriminação múltipla”.

Nesta edição – a quarta – será atribuído um prémio especial para trabalhos que abordem “a questão da discriminação em razão da origem racial ou étnica, religião ou crença, género, idade, orientação sexual ou deficiência referindo igualmente o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos”. O vencedor ganhará uma viagem no valor de 2500 euros.

Mais informações no anexo a esta notícia.

Partilhe