Prémio distingue jornalistas corajosas

A International Women’s Media Foundation (IWMF) está a procurar nomeações para os seus galardões, o Prémio Coragem no Jornalismo e o Prémio Carreira de 2004. Os prémios visam distinguir apenas jornalistas do sexo feminino e serão entregues numa cerimónia a realizar em Outubro.

O Prémio Coragem no Jornalismo homenageia mulheres que tenham demonstrado uma excepcional força de carácter para prosseguir o seu trabalho em circunstâncias perigosas: sob pressão política, terror psicológico e outros obstáculos intimidantes.

Para este prémio são escolhidas três mulheres, que recebem uma escultura símbolo de liberdade e coragem e também um prémio monetário.

O Prémio Carreira reconhece uma jornalista de espírito pioneiro e cuja determinação abriu caminho para as futuras gerações de mulheres jornalistas, tendo-se, simultaneamente, comprometido na defesa da liberdade de imprensa. Neste caso é escolhida apenas uma jornalista que recebe uma escultura em cristal.

Para ambas as distinções, são elegíveis jornalistas que trabalhem a tempo inteiro, a meio tempo ou como freelance na imprensa escrita, na rádio ou em órgãos digitais em qualquer parte do mundo. Para o Prémio Carreira podem ser nomeadas mulheres que já se tenham retirado da profissão.

As nomeações para a edição de 2004 deste galardão, que desde 1990 já premiou 41 jornalistas, serão aceites pela fundação até 15 de Março. Entre as premiadas de anos anteriores estão a espanhola Carmen Gurruchaga Basurto (2001) e a russa Anna Politkovskaya (2002).

A uma das vencedoras do prémio será ainda atribuída a Judy Woodruff Fellowship, uma bolsa criada em 1996 e destinada a melhorar as capacidades jornalísticas, a contribuir para a investigação de novas histórias e a compreender melhor como funciona o jornalismo nos EUA.

A International Women’s Media Foundation é uma organização apartidária e sem fins lucrativos que tem por objectivos reforçar o papel das mulheres no jornalismo em todo o mundo e ajudar a garantir a liberdade de imprensa.

Partilhe