Prémio de jornalismo para Antonio Tabbuchi

O Prémio de Jornalismo “Francisco Cerecedo”, atribuído pela Associação de Jornalistas Europeus (AJE), foi este ano para o escritor italiano Antonio Tabbuchi, “pela sua trajectória literária e por ter criado um personagem, ‘Pereira’, no romance ‘Afirma Pereira’, que simboliza a liberdade de imprensa”.

O júri da XXI edição do prémio foi presidido por José María Fernández Sousa-Faro, presidente do Grupo ZELTIA, e incluiu, entre outros, Carlos Luis Álvarez, presidente da Associação de Jornalistas Europeus, Iñaki Gabilondo, premiado no concurso do ano passado, Ignacio Fontes, jornalista e escritor, Leslie Crawford, correspondente do “Financial Times” em Madrid, Enric González, correspondente do “El País” em Roma, e Alex Rodríguez, subdirector do “La Vanguardia”.

O Príncipe das Astúrias, Presidente de Honra da AJE, fará a entrega da distinção, composta por uma medalha da autoria do escultor Julio López Hernández e por um prémio monetário no valor de 24 mil euros.

Walter Haubrich, Fernando Savater, Carmen Rico-Godoy, Francisco Umbral, Raúl del Pozo, José Antonio Novais e Rafael Sánchez Ferlosio contam-se entre os premiados nas anteriores edições do Prémio de Jornalismo “Francisco Cerecedo”.

Partilhe