Prémio de Jornalismo na área da dor

Termina no próximo dia 31 de Agosto o prazo para apresentação de trabalhos candidatos ao Prémio Anual de Jornalismo na área da dor, no valor total de três mil euros, a distribuir pelas secções de imprensa, rádio e televisão.

Promovido pela Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) e pela Fundação Grünenthal, o prémio, em terceira edição, visa “incentivar e reconhecer o interesse e qualidade dos trabalhos jornalísticos na área da dor”.

Podem participar os jornalistas residentes em Portugal cujos trabalhos tenham sido publicados entre 1 de Maio de 2013 e 30 de Abril de 2014, nos meios imprensa (escrita e em linha), televisão e rádio.

O valor total do prémio é de três mil euros, igualmente distribuídos pelos trabalhos vencedores nas três categorias a concurso, segundo o regulamento (anexo).

O júri, que é composto por cinco personalidades indigitadas pela APED, pela Fundação Grünenthal e pelo Sindicato dos Jornalistas, terá em conta, na avaliação dos trabalhos, critérios como a criatividade, a investigação, a relevância e a qualidade.

A dor crónica – explica a organização em comunicado – é uma situação de dor persistente que, se não for adequadamente tratada, poderá afetar gravemente a qualidade de vida das pessoas e conduzir à incapacidade para o trabalho.

A APED tem como objectivos “promover o estudo, o ensino e a divulgação dos mecanismos fisiopatológicos, meios de prevenção, diagnóstico e tratamento da dor” segundo parâmetros estabelecidos internacionalmente.

A Fundação Grünenthal, entidade sem fins lucrativos, tem por fim primordial a investigação e a cultura científica na área das ciências médicas, com particular dedicação ao estudo da dor e respectivo tratamento.

Partilhe