Prémio de Jornalismo Luso-Alemão

Devido aos constrangimentos decorrentes da pandemia, foi alargado  o prazo para a apresentação de candidaturas ao Prémio de Jornalismo Luso-Alemão.

Os trabalhos podem ser submetidos, até 15 de abril de 2021. As condições de participação podem ser consultadas aqui.

O novo Prémio de Jornalismo Luso-Alemão foi lançado no passado dia 16 de setembro em Lisboa, coincidindo com as duas Presidências  do Conselho da UE – a alemã, que se iniciou em julho de 2020, e a portuguesa, que começou em janeiro de 2021. Este projeto pretende contribuir para a divulgação e o conhecimento mútuo entre os dois países, fortalecer a relação bilateral e promover a importância do jornalismo independente e profissional, uma das bases das nossas democracias.

Em cada país, serão atribuídos prémios no valor de 2.000, 1.000 e 500 Euros, bem como, na primeira e segunda categorias, uma viagem para duas pessoas à Alemanha ou a Portugal.

A seleção dos artigos será realizada por dois júris independentes, constituídos por cinco personalidades do meio jornalístico de cada país. O júri alemão é composto por Cerstin Gammelin (Süddeutsche Zeitung), Heike Göbel (Frankfurter Allgemeine Zeitung), Ariel Hauptmeier (Escola de Reportagem de Reutlingen), Michaela Küfner, (Deutsche Welle) e Norbert Thomma (Tagesspiegel).

 O júri português é constituído por Mafalda Anjos, (Visão), Nuno Galopim (Diário de Notícias), Thomas Fischer (correspondente do Neue Züricher Zeitung em Portugal), Luísa Meireles (agência Lusa) e António Perez Metelo (jornalista e comentador de economia).

O Prémio é uma iniciativa da Associação São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, em cooperação com o Goethe-Institut Portugal, a Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã, a Central Alemã para o Turismo em Portugal, o Camões Berlim, a Delegação de Turismo de Portugal na Alemanha e é apoiado pela Embaixada da República Federal da Alemanha em Lisboa e pela Embaixada de Portugal em Berlim.

Mais informações e contactos:

E-mail: premiojornalismo@goethe.de

Página:  www.goethe.de/Portugal/premiodejornalismo