Prémio de Jornalismo em Desenvolvimento apresentado pela Comissão Europeia

Candidaturas decorrem até ao próximo dia 9, podendo os trabalhos assumir a forma online, impressa ou audiovisual.

O Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali em Desenvolvimento foi apresentado pela Comissão Europeia, decorrendo as candidaturas até ao próximo dia 9 com trabalhos em formato online, impresso ou audiviosual.

Para concorrerem os jornalistas devem apresentar o trabalho divulgado em formatos de papel, digital, radiofónico ou televisivo, existindo duas categorias: uma dos 21 aos 26 anos e outra acima dos 27.

Cada categoria terá vencedores oriundos da Europa, África, Mundo Árabe e Médio Oriente, Ásia e Pacífico, América Latina e Caraíbas. Além disso haverá, segundo a entidade organizadora, um Grande Vencedor, escolhido a partir do grupo de vencedores regionais. Um outro galardão será entregue a um trabalho relativo à eliminação da violência contra mulheres e raparigas.

Bruce Shapiro, Isabel Recavarren, Mahendra Ved, Mary Harper ou Dagmar Schumacher (ONU Mulheres) figuram entre os elementos do Grande Júri, formado por jornalistas do mundo inteiro, que cuidará da seleção.

Os galardões vão ser entregues em cerimónia a realizar, no próximo mês de junho, em Bruxelas, no decurso das Jornadas Europeias do Desenvolvimento.

Os interessados podem consultar mais informações online.

Partilhe