Prémio de Jornalismo de Direitos Humanos

A Comissão Nacional para as comemorações dos 50 Anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem e da Década das Nações Unidas para a Educação em Matéria dos Direitos Humanos – que termina no final deste ano – instituiu o Prémio de Jornalismo Comandante José Manuel Cabral.

O galardão, ao qual os interessados podem candidatar-se até 25 de Novembro, dará a conhecer o vencedor a 10 de Dezembro, sendo apreciados apenas trabalhos jornalísticos sobre temas relativos aos Direitos Humanos.

No valor de 15 mil euros, o prémio monetário será dividido em partes iguais pelo autor do melhor trabalho na área da imprensa e pelo autor do melhor trabalho nas áreas da rádio e da televisão, podendo habilitar-se órgãos da comunicação social ou jornalistas que tenham produzido peças difundidas em Portugal entre 31 de Outubro de 2003 e 25 de Novembro de 2004.

As candidaturas deverão ser apresentadas ao Instituto da Comunicação Social, no Palácio Foz, devendo incluir três originais de cada trabalho, que serão avaliados por um júri composto por Vital Moreira, Fernanda Mestrinho e José Manuel Solano de Almeida.

Compete a este júri apreciar o valor das obras a concurso e ponderar o mérito e interesse da sua divulgação pública ao nível do reforço do respeito pelos Direitos Humanos, podendo também os jurados apreciar outras obras jornalísticas que, pelo seu conteúdo, se insiram no âmbito do presente galardão.

O regulamento integral do concurso está disponível no sítio do Instituto da Comunicação Social (ICS).

Partilhe