Prémio de Jornalismo Daphne Caruana Galizia: candidaturas abertas

O Parlamento Europeu lançou ontem, oficialmente, o website e o convite à apresentação de candidaturas ao Prémio de Jornalismo Daphne Caruana Galizia.

O prémio vai distinguir, anualmente, um jornalismo de excelência que fomente e defenda os princípios fundamentais da União Europeia, tais como a dignidade humana, a liberdade, a democracia, a igualdade, o Estado de direito e os Direitos Humanos.

Podem candidatar-se jornalistas ou equipas de jornalistas profissionais de qualquer nacionalidade que apresentem artigos de fundo publicados ou difundidos nos meios de comunicação social sediados num dos 27 países da UE. O objetivo é apoiar e destacar a importância do jornalismo profissional na salvaguarda da liberdade, da igualdade e da oportunidade.

O vencedor será escolhido por um júri independente, composto por representantes da imprensa e da sociedade civil dos 27 Estados-membros, bem como das principais associações de jornalismo europeias. A cerimónia de entrega do prémio decorrerá anualmente por volta de 16 de outubro, data do assassinato de Daphne Caruana Galizia. Em 2021, a cerimónia será realizada na quinta-feira, 14 de outubro, no Parlamento Europeu.

A distinção e o prémio no valor de 20 mil euros visam demonstrar o apoio do Parlamento Europeu ao jornalismo de investigação e a importância de uma imprensa livre. Numa resolução aprovada em maio de 2018, os eurodeputados apelaram aos Estados-membros para que assegurem um financiamento público adequado e promovam meios de comunicação social pluralistas, independentes e livres.

Os jornalistas podem apresentar as suas peças jornalísticas através do site http://daphnejournalismprize.eu.

Partilhe