Entregues os Prémio de Jornalismo “A qualidade de vida depois do AVC”

A Associação Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos, realizou, no dia 19, com o apoio da farmacêutica Bayer, a entrega do prémio de jornalismo “A qualidade de vida depois do AVC” aos dois trabalhos vencedores na categoria de televisão e imprensa.

O evento realizou-se na sede do Sindicato dos Jornalistas em Lisboa e visou distinguir os dois melhores trabalhos jornalísticos que abordassem o tema da qualidade de vida dos sobreviventes a um acidente vascular cerebral (AVC) – a principal causa de incapacidade em Portugal.

Na categoria de televisão o trabalho vencedor foi o da jornalista Cláudia Viana da RTP, com a peça “A cada hora, três portugueses sofrem um AVC”, e na categoria de imprensa, com publicação em papel e/ou online, o prémio foi o para jornalista Sónia Santos Dias, da plataforma Sapo, com o artigo “Sobreviventes de AVC temem consequências da falta de acompanhamento durante a pandemia”.

“É com grande satisfação que a Portugal AVC consegue concretizar a realização deste evento e a entrega do prémio de jornalismo às duas vencedoras. Acreditamos que é importante que se continue a abordar o tema do AVC e, em particular, sobre o grande impacto que uma reabilitação coordenada, multidisciplinar, com qualidade, a começar quanto o antes e sem limites de tempo pré-estabelecidos, pode ter na vida dos sobreviventes e familiares. Esperamos em breve poder lançar uma segunda edição deste prémio e conseguir premiar ainda mais jornalistas que se interessem por este assunto de extrema importância para a saúde pública”, afirma António Conceição – Presidente da Portugal AVC.

“Esta iniciativa da Portugal AVC que conta com o apoio da Bayer desde o seu lançamento faz-nos todo sentido, uma vez que temos um forte compromisso com as doenças cérebro-cardiovasculares e em especial com a missão da Portugal AVC. Infelizmente esta continua a ser a principal causa de morte e incapacidade em Portugal, onde temos feito muitos esforços no tratamento e acompanhamento dos doentes, para que estes episódios sejam cada vez mais evitados”, reforça Jean Malacan, diretor interino de Acesso ao Mercado e Relações Institucionais da Bayer Portugal.

Dos membros do júri fizeram parte: António Conceição – sobrevivente de AVC e Presidente da Portugal AVC; Isabel Nery – sobrevivente de AVC e Presidente Suplente do Sindicato dos Jornalistas; Jorge Jacinto – especialista em Medicina Física de Reabilitação, Diretor de Serviço no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão; e Diana Wong Ramos – sobrevivente de AVC, membro da Direção da Portugal AVC e ex-jornalista.

Saiba mais sobre a Portugal AVC, aqui: https://www.portugalavc.pt/

Partilhe