Prémio de fotografia atribuído a Nuno Pinto Fernandes

O últimos dias de Calais. 25/10/2016

Nuno Pinto Fernandes, fotojornalista freelancer e professor de fotojornalismo, é o vencedor do 1.º concurso de fotografia “Objetiva Europa”, realizado pelo Sindicato dos Jornalistas, em colaboração com o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal. 

A ideia deste prémio foi sublinhar os valores da União, em ano de Eleições Europeias.

O júri, constituído pelo fotojornalista Adriano Miranda e por Teresa Coutinho (assessora de imprensa do Parlamento Europeu) e Pedro Mesquita (da Direção do Sindicato dos Jornalistas), considerou que a foto vencedora – “O fim da linha em Calais” – representa um grito de socorro ao que de melhor a Europa pode oferecer: os valores do humanismo e da solidariedade.

Um grito contra o populismo num período da história marcado pela situação dos refugiados. É uma foto com um profundo simbolismo. Chocará alguns, por certo, mas representa, sobretudo, um incentivo à Europa para que seja, cada vez mais, um espaço de paz, inclusão e tolerância.

O prémio será entregue no dia 5 de junho, às 12h00, na sede do Sindicato dos Jornalistas, em Lisboa, seguindo-se um debate sobre o tema retratado na fotografia vencedora.

O Sindicato dos Jornalistas agradece a participação de todos os candidatos, que convida a estarem presentes na sessão.

Partilhe