Prémio Coragem em Cartoons para um argelino e onze dinamarqueses

A Rede de Direitos dos Cartoonistas (CRN) distinguiu o desenhador argelino Ali Dilem e onze cartoonistas dinamarqueses com o Prémio para a Coragem em Cartoons Editoriais 2006, numa cerimónia realizada a 9 de Junho no Clube de Imprensa de Denver, nos Estados Unidos.

Frisando o apoio da CRN à liberdade de expressão dos cartoonistas, quer os pontos de vista destes sejam ou não populares, o presidente da organização, Joel Pett, enalteceu em especial “a tremenda coragem demonstrada por Ali Dilem face à incessante pressão política”.

Profissional há mais de 15 anos, Ali Dilem já esteve várias vezes preso e recebeu diversas ameaças de morte de grupos paramilitares, mas continua a desenhar e a publicar na Argélia, sem ceder à autocensura e recusando-se a abandonar o seu país natal.

Os outros onze premiados foram os ilustradores dinamarqueses responsáveis pelos polémicos cartoons de Maomé publicados pelo “Jyllands-Posten”, cujas vidas foram já alvo de inúmeras ameaças e que vivem hoje sob apertadas medidas de segurança.

Partilhe