Prémio Carlos Porto decidido em junho

Júri irá determinar os vencedores nas três categorias: Grande Prémio, imprensa generalista e imprensa especializada.

O Prémio Internacional de Jornalismo Carlos Porto, “destinado a galardoar o autor do melhor texto, ou conjunto de textos, publicados na imprensa portuguesa e estrangeira” sobre o Festival de Almada, vai ser decidido no próximo mês de junho.

O galardão está repartido por três categorias – Grande Prémio, imprensa generalista e imprensa especializada – e são válidos para concurso os trabalhos “publicados em órgãos de comunicação escrita (incluindo on-line), portugueses ou estrangeiros, sobre o Festival de Almada, e impressos/disponibilizados em qualquer edição do período de 5 de junho a 31 de dezembro do ano passado”.

O júri é composto por elementos do Sindicato dos Jornalistas, Sociedade Portuguesa de Autores, Clube de Jornalistas, Sindicato dos Trabalhadores dos Espectáculos e Câmara Municipal de Almada. O vencedor do Grande Prémio irá receber uma verba correspondente a três mil euros, enquanto os ganhadores das outras categorias são distinguidos com mil euros cada.

Nascido no Porto em 1930, Carlos Porto “distinguiu-se na crítica de teatro durante cerca de cinquenta anos. Foi igualmente poeta e dramaturgo, tendo publicado livros como ’10 Anos de Teatro e Cinema em Portugal 1974-1984′, ‘O TEP e o teatro em Portugal’, ‘Fábrica Sensível’ e ‘Poesia Cega'” Foi um dos fundadores da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. Morreu no ano de 2008, aos 78 anos, em Lisboa.

Partilhe