Prazo de inscrição no Prémio para Diversidade Cultural alargado

O prazo para as inscrições no Prémio para a Diversidade Cultural, instituído pela Fundação Euro-Mediterrânica Anna Lindh para o Diálogo entre Culturas (ALF) e a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), foi alargado até 20 de Junho, anunciaram os organizadores.

Recorda-se que o objectivo deste galardão é encorajar o jornalismo que contribua para o diálogo entre culturas e pessoas através da promoção da diversidade e tolerância. Podem participar no certame jornalistas entre os 25 e os 35 anos, oriundos de um dos 25 países da União Europeia (UE) ou de um dos 10 países parceiros desta na zona do Mediterrâneo. As regras admitem poder haver até dois vencedores em cada uma das áreas geográficas.

O júri do concurso é composto por jornalistas e intelectuais de renome e o galardão será entregue na sede da ALF em Alexandria, no Egipto, a 10 de Setembro – dia em que passam três anos sobre o assassinato da ex-ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia que dá nome à Fundação.

Além do troféu, os quatro vencedores serão convidados para uma visita guiada a quatro países – dois do Norte e dois do Sul – para explorar e relatar assuntos importantes para a diversidade e o diálogo cultural, conhecendo personalidades ao mais alto nível, representantes de ONGs e organizadores de projectos de sucesso.

Os artigos vencedores serão publicados nos sítios Internet da ALF e da FIJ e ainda numa brochura, a qual terá prefácio do orador convidado para a cerimónia de entrega dos prémios e será distribuída através das redes nacionais da ALF em 35 países.

Partilhe