Portugueses viram menos televisão em 2005

Em 2005, cada português viu uma média diária de 3 horas, 32 minutos e 9 segundos de televisão em casa, o que representa uma descida de 2 minutos e 2 segundos relativamente a 2004, afirma um estudo da Marktest Audimetria/MediaMonitor.

Segundo esta empresa de sondagens, os resultados não podem ser desligados do facto de 2004 ter sido rico em eventos catalisadores de audiência, como o Euro, o Rock in Rio, os Jogos Olímpicos, a situação no Iraque, os ataques terroristas um pouco por todo o Mundo (e em especial em Espanha, a 11 de Março) ou o tsunami na Ásia.

O estudo da Marktest indica que “a idade, a classe social e a situação no lar são as variáveis que mais influenciam o consumo de televisão”, destacando as diferenças por excesso relativamente à média registadas pelas pessoas com mais de 64 anos, por quem pertence à classe baixa e pelas donas de casa.

As principais quebras no consumo de televisão face a 2004 registaram-se entre os residentes no Litoral Centro, os jovens entre os 4 e os 14 anos e os indivíduos entre os 35 e os 44 anos.

Partilhe