Portuguesa distinguida com Prémio de Jornalismo Rei de Espanha

“Quem é o filho que António deixou na Guerra”, de Catarina Gomes, foi publicado no jornal Público.

A portuguesa Catarina Gomes, associada do Sindicato dos Jornalistas, foi distinguida com o Prémio de Jornalismo Rei de Espanha, na categoria de Imprensa, pelo trabalho “Quem é o filho que António deixou na Guerra“.

Publicada na entretanto extinta revista 2, do jornal Público, a reportagem de Catarina Gomes mereceu a unanimidade do júri dos Prémios Internacionais de Jornalismo Rei de Espanha 2015, organizados pela agência de notícias espanhola EFE e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional e que distinguem o jornalismo ibero-americano.

A reportagem – com fotografias de Manuel Roberto e vídeos de Ricardo Rezende – faz parte do trabalho “Filhos do Vento”, iniciado em 2013, sobre os filhos nascidos de relações entre ex-combatentes da guerra colonial e mulheres africanas.

Os Prémios de Jornalismo Rei de Espanha – que distinguiram também jornalistas de Bolívia, Brasil, Colômbia, Espanha, Peru e Uruguai, nas categorias de Rádio, Televisão, Fotografia e Digital – serão atribuídos em data a designar.

Partilhe