PortoCartoon no Museu Nacional de Imprensa

Os trabalhos premiados na XIII edição do PortoCartoon, e mais cerca de 800 cartoons de todo o mundo, podem ser apreciados no Museu Nacional de Imprensa, no Porto, até ao fim do ano. Os troféus, uma escultura do arquitecto Siza Vieira, foram entregues aos autores numa cerimónia no dia 23 de Junho.

O júri da edição deste ano, presidido pelo cartoonista francês Georges Wolinski, atribuiu o grande prémio do concurso a Zygmunt Zaradkiewicz, por um desenho intitulado “O meu castelo” representando uma casa sem portas e janelas, mas com várias câmaras de vigilância apontadas para o exterior e comunicações via satélite. O trabalho do polaco, que já tinha sido premiado em edições anteriores, simboliza o isolamento provocado pela “Comunicação e Tecnologias”, que foi o tema central da edição deste ano do festival.

O segundo prémio foi para o cartoonista francês Plantu, presença regular nas páginas do diário francês “Le Monde”. O terceiro prémio foi atribuído a uma escultura do português Fernando Saraiva. O palmarés foi anunciado em Abril e os prémios entregues no dia 23 de Junho.

Wolinski, na cerimónia no Museu de Imprensa, fez questão de notar a elevada qualidade dos cartoons – concorreram mais de 2000 trabalhos de cerca de 600 autores de 80 países – o que o deixou “agradavelmente surpreendido”. Foram atribuídas ainda 19 menções honrosas.

A exposição pode ser visitada até ao dia 31 de Dezembro, no Museu Nacional de Imprensa, mas o festival segue fora de portas, com vários cartoonistas, entre eles o vencedor da edição deste ano, desenhando em público, sábado e domingo, na Praça da Liberdade, no Porto, num evento intitulado Festa da Caricatura. No final do mês, o PortoCartoon promove extensões do festival em diversos cafés e livrarias da cidade e também no Aeroporto Sá Carneiro.

Partilhe