PortoCartoon em França

Meia centena de desenhos do PortoCartoon-World Festival vão ser apresentados entre 29 de Setembro e 8 de Outubro no 25º Salão Internacional da Caricatura, do Desenho de Imprensa e do Humor de Saint-Just-Le-Martel, o mais antigo e importante certame do género em França.

Esta é a primeira vez que o festival português, considerado um dos três melhores do mundo pela Federação de Organizações de Cartunistas (FECO), está representado com uma exposição no evento, realizado perto da cidade francesa de Limoges.

Denominada “PortoCartoon, o riso do Mundo”, esta exposição organizada pelo Museu Nacional da Imprensa mostra o melhor das oito edições do PortoCartoon, revelando formas alternativas de o humor levar a pensar sobre problemas como a guerra, o consumismo, a falta de água, a poluição ou a fome.

Além da mostra portuguesa, o certame francês vai reunir durante duas semanas alguns dos melhores cartunistas do mundo e apresentar exposições individuais – de caricaturistas de renome, como Plantu, Siro ou Chenez – e colectivas, como “Make Humour not War”, da FECO.

O Museu Nacional de Imprensa considera que esta presença em França é mais um passo no sentido da internacionalização e do reforço da importância do PortoCartoon, que neste momento também tem uma mostra patente no 33º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que decorre até 15 de Outubro no estado brasileiro de São Paulo.

Partilhe