Porto transforma-se na capital do cartoon

Oito centenas de desenhos de humor estão expostos por mais de uma dezena de locais públicos da cidade do Porto, numa iniciativa inédita do Museu Nacional da Imprensa que visa celebrar os dez anos do PortoCartoon-World Festival mostrando os premiados ao longo das 10 edições já realizadas e oriundos de mais de 100 países.

Oficialmente, a Câmara Municipal do Porto proclamou a cidade como “Capital do Cartoon” numa cerimónia que contou com as presenças do vereador da Cultura, em representação do presidente da CMP, do artista francês George Wolinski, da presidente da FECO (Federação de Cartunistas), Marlene Phole, e de outras grande figuras do cartoon mundial.

A comemoração contou com o descerramento de um monumento em granito desenhado por Siza Vieira em plena Avenida dos Aliados, tendo dez caricaturistas lido a proclamação em alemão, francês, turco, castelhano, galego, coreano, esperanto, romeno, inglês e português.

Os locais públicos onde os cartoons podem ser vistos são: a Livraria Lello (Rua das Carmelitas), a Livraria Leitura (Shopping Cidade do Porto), as Confeitarias Celeste (Praça Liberdade e Marquês), o Café Via Garrett (Av. dos Aliados), o Café Velasquez (Antas), o Café Célia (Cedofeita), o Café Progresso (Largo Moinho de Vento), o Restaurante Chez Lapin (Ribeira) e o Edifício Transparente (final do Parque da Cidade).

Há ainda imagens na sede do Museu Nacional da Imprensa, no Centro Comercial Dolce Vita Porto, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e, a partir do final do mês, também nas estações da CP (Campanhã e S. Bento) e do Metro (Trindade e Casa da Música).

Partilhe