Portal “Todos Contam” forma e informa sobre questões financeiras

O Conselho Nacional de Supervisão Financeira (CNSF) lançou ontem, 9 de Julho, o portal na Internet «Todos Contam», destinado a aumentar a literacia financeira dos portugueses e informar sobre um conjunto de questões dos sectores bancário, segurador e do mercado de valores.

O novo portal integra-se no Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF), uma inciativa lançada pelo CNSF visando aumentar a literacia financeira dos portugueses, um conceito que pode definir-se como a capacidade de julgar e de tomar decisões de forma informada em matéria de gestão do dinheiro, nomeadamente dos investimentos realizados e dos créditos obtidos
O CNSF integra os máximos responsáveis do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, Instituto de Seguros de Portugal (ISP), Fernando Nogueira, e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Carlos Tavares.
Falando como presidente do CNSF e em nome dos três supervisores, Carlos Costa sublinhou que a nível internacional Portugal está na linha da frente no domínio da formação finaceira e é citado como um exemplo.
O governador do banco central disse que o aumento da literacia financeira é importante para o bem estar da população e destacou que a educação financeira deve começar nas escolas.
O portal, acessível em www.todoscontam.pt, inclui materiais informativos sobre gestão dos orçamentos familiares, poupança, investimentos, seguros, crédito e meios de pagamento e inclui uma «biblioteca júnior» com materiais de formação destinados aos mais jovens, incluindo vídeos, jogos e trabalhos sobre diversos temas.
O menu principal do portal inclui sete temas: planear o orçamento familiar, fazer pagamentos, poupar e investir, criar uma empresa, contrair crédito, fazer um seguro e prevenir a fraude, cada um com diversos subtemas.
Inclui, ainda, simuladores sobre temas de crédito, incluindo cartões de crédito, poupança, pensões ou investimentos.

Partilhe