Polícia egípcia detém jornalistas que cobriam protestos

Elementos das forças de segurança do Egipto detiveram, a 11 de Maio, pelo menos seis jornalistas que cobriam protestos de solidariedade com dois juízes que correm o risco de ser despedidos por terem apelidado as eleições legislativas de 2005 de fraudulentas.

Vários agentes à paisana atacaram os repórteres e operadores de câmara da Reuters e da Al-Jazeera, confiscando-lhes as câmaras, e agrediram a jornalista Abeer al-Askary, do semanário “Al-Dustour”, que ficou com diversas nódoas negras e um olho inchado.

A actuação policial mereceu críticas de onze organizações locais de defesa dos direitos humanos e do Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), que denunciou ainda o facto de, a 9 de Maio, um procurador ter alargado por mais 15 dias o período de detenção dos jornalistas Saher al Gad, do “Al-Geel”, e Ibrahim Sahari, do “Al-Alam Al-Youm”. Estes dois profissionais foram detidos a 27 de Abril por “perturbação da ordem pública”, quando cobriam o primeiro dia de protestos contra o processo disciplinar imposto aos dois juízes.

Partilhe