Polícia do Punjab intimida jornalista

Uma equipa policial às ordens do inspector-geral da polícia Sumedh Saini invadiu a casa de Gautam Dheer, correspondente do “The Indian Express” no Punjab, na noite de 28 de Agosto, detendo o jornalista indiano.

Os agentes não se identificaram e não apresentaram qualquer mandato, ordem judicial ou motivo para a prisão, negando ao jornalista o acesso a um advogado e recusando-se a confirmar para onde o tinham levado até bem depois da meia-noite, altura em que a família soube que Gautam Dheer estava detido na esquadra de Kharar, de onde saiu sob fiança ao final do dia 29 de Agosto.

Segundo o director-geral da polícia, SS Virk, o correspondente do “The Indian Express” foi preso por “ameaçar uma menor” alegadamente violada na aldeia de Nayagaon, perto de Chandigarh, em 2003, um caso cuja investigação está a ser comandada por Sumedh Saini.

Porém, o jornalista acredita que a sua prisão é uma retaliação directa de Sumedh Saini, que o ameaçou para que não publicasse notícias sobre as queixas que dois habitantes de Nayagaon fizeram à Comissão de Direitos Humanos do Punjab contra abusos do inspector-geral da polícia.

Aplaudindo a investigação ao incidente que foi prontamente accionada pelo governo do Punjab, o presidente da Federação Internacional de Jornalistas Christopher Warren considerou, no entanto, muito preocupante este abuso de poder por parte da polícia.

Partilhe