Polícia do Níger prende jornalista e encerra rádio

As autoridades do Níger encerraram a rádio Alternative FM e prenderam Moussa Tchangari, director da estação e editor do semanário “Alternative”, a 26 de Março, após declarações deste à Radio France Internationale (RFI) acerca da onda de protestos contra o aumento do custo de vida no país.

“Se Moussa Tchangari foi preso pelas declarações que fez durante a entrevista, as acusações contra ele [conspirar contra a segurança do estado e promover reuniões não armadas de pessoas e formar uma organização não declarada] são totalmente injustificadas”, afirmou a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), exigindo um esclarecimento do governo caso a razão da detenção tenha sido outra.

A organização considera ainda inaceitável que a política tenha encerrado a Alternative FM sine die, a 29 de Março, violando os procedimentos do Conselho Superior de Comunicação do país.

Enquanto jornalista, Moussa Tchangari é conhecido pelas suas críticas ao governo e já esteve preso várias vezes enter 1997 e 2003, por razões relacionadas com o seu trabalho.

Partilhe