Polícia agride jornalista na Guatemala

Um grupo de agentes da polícia anti-motim agrediu Edwin Benavente, repórter do “Nuestro Diario”, quando o jornalista fazia a cobertura dos confrontos registados na cidade de Guatemala, a 14 de Março, durante protestos contra a ratificação do Tratado de Livre Comércio com os EUA.

O incidente teve lugar durante um violento confronto entre manifestantes e a polícia, que usou gás lacrimogénio e balas de borracha.

De acordo com o repórter, dois agentes tinham começado a agredir um manifestante quando se aperceberam de que estavam a ser fotografados. Foi então que um dos agentes agrediu o jornalista, atirando-o ao chão, enquanto este se tentava defender.

Edwin Benavente acabou por ser rodeado por vários agentes que lhe confiscaram identificação e a câmara, tendo um deles ameaçado o jornalista com uma lata de gás lacrimogénio. Afirmando ter sido agredido repetidamente pela polícia, apesar da ajuda que outros jornalistas no local lhe tentaram prestar, Edwin Benavente assegura que vai apresentar queixa ao gabinete do provedor dos direitos humanos.

Partilhe