Plataforma “Jornalismo Ético Já” sublinha dez pontos essenciais

A plataforma “Jornalismo Ético Já” resumiu as suas reivindicações em dez pontos fulcrais durante uma assembleia realizada a 30 de Maio na Praça da Ópera, em Madrid, sublinhando que os mesmos foram elaborados por profissionais da informação e por cidadãos.

Destacando a importância de um jornalismo livre, isento de pressões e com condições laborais dignas para quem o exerce, o manifesto assinala que, a bem da democracia, deve ser assegurado o direito dos cidadãos a ser informados de forma fiável e plural.

Os dez tópicos, que vão ser apresentados numa assembleia-geral na Acampada das Puertas del Sol, incluem a exigência de que os conteúdos informativos que os media divulgam ajudem os cidadãos a entender a realidade em que estão imersos e a ter uma maior consciência crítica.

A condenação da difusão de informações propagandísticas, como a publicidade encapotada ou as publireportagens, a crítica à concentração dos meios de comunicação, e a defesa do exercício dos órgãos independentes e dos jornalistas freelance são outros dos aspectos referidos.

O documento recusa ainda a precariedade dos profissionais da comunicação, apela à criação de um Estatuto do Jornalista e à aplicação efectiva de um Código Deontológico.

Partilhe