Plano de Acção da Conferência de Marrakech

Os organizadores da Conferência de Marrakech, que entre 22 e 24 de Novembro reuniu grupos de trabalho diversificados em torno do tema “O Papel dos Média na Sociedade de Informação de África e dos Estados Árabes”, já disponibilizaram on-line o Plano de Acção definido no encontro.

O documento define acções relacionadas com a liberdade de imprensa, a independência e o pluralismo, o lugar dos média tradicionais na sociedade da informação, a redução do fosso digital nos média, as profissionais femininas dos média, a cultura, multilinguismo e os média na sociedade da informação e, por fim, o governo electrónico.

Este plano de acção insta igualmente os estados árabes e africanos a procederem a reformas nas leis que limitam o direito à liberdade de expressão e a incorporarem nas respectivas Constituições os princípios e valores do Convénio Internacional de Direitos Civis e Políticos.

A versão integral do documento, disponível em inglês e em francês, pode ser encontrada em http://portal.unesco.org/ci/admin/ev.php?URL_ID=17791&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201&reload=1103790622.

Partilhe