Petição pela liberdade de fotojornalista sul-coreano

Uma petição em prol da libertação do fotojornalista sul-coreano Jae-Hyun Seok, detido pela polícia chinesa sob a acusação de tráfico de pessoas quando cobria uma operação com refugiados da Coreia do Norte, foi lançada pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF) no seu sítio na Internet.

A RSF planeia entregar a petição à embaixada chinesa em França durante a visita oficial do Presidente chinês a Paris, em 27 e 28 de Janeiro.

Jae-Hyun Seok foi detido a 18 de Janeiro de 2003 quando fazia a cobertura de uma tentativa de ajudar refugiados norte-coreanos a alcançar, por mar, a Coreia do Sul e o Japão, tendo sido condenado a dois anos de prisão a 22 de Maio.

A RSF lamenta que o governo da Coreia do Sul não tenha uma atitude determinada no sentido de libertar Jae-Hyun Seok, que estava apenas a cumprir o seu dever de informar o público, e sublinha que a sua detenção, baseada em falsas acusações, é uma forma de desencorajar a imprensa internacional de investigar a situação de refugiados norte-coreanos na China.

Jae-Hyun Seok, que trabalha para o “The New York Times” e para a revista sul-coreana “Geo”, está preso em Yantai e não pode receber visitas de familiares, amigos e colegas desde a data da sua detenção.

Partilhe