Petição pela independência e sobrevivência da AFP

Foi colocada na Internet uma petição pela independência e sobrevivência da Agência France-Presse, como forma de responder aos planos para modificar ou abolir, por via parlamentar, os estatutos em vigor desde 1957 e transformar a agência numa empresa detida por vários accionistas.

De acordo com os responsáveis pela petição, as referidas modificações podem pôr em causa a independência estrutural da agência em relação ao Estado e a qualquer grupo ideológico, político ou económico, prevista na lei que rege actualmente a AFP.

Frisando que os estatutos de há 51 anos não impediram que a AFP se transformasse numa das três maiores agências noticiosas mundiais, presente em cinco continentes e com noticiário em seis idiomas, os peticionários exigem que a agência possa continuar a manter as suas características e a desempenhar a sua missão de interesse público, sem se transformar numa agência governamental nem ser parcial ou totalmente privatizada.

Recorde-se que nos últimos tempos a AFP tem sido alvo de ataques de vários políticos próximos do governo de Nicolas Sarkozy, e que a agência tem sido criticada por não difundir todos os comunicados emitidos pelo partido no poder.

Partilhe