Petição on-line em solidariedade com Rui Dias José

Mais de 700 assinaturas com vista a evitar o despedimento de Rui Dias José foram já reunidas por uma petição lançada na Internet em solidariedade com o autor do programa Feira Franca, da Antena 1, cujas emissões foram interrompidas em Junho.

O abaixo-assinado do Grupo de Amigos do Feira Franca surge num momento em que o jornalista Rui Dias José enfrenta um processo disciplinar com proposta de despedimento instaurado em Outubro de 2003 pela RDP. O jornalista, que recebeu em Setembro passado a respectiva nota de culpa, negou já as acusações.

A RDP acusa Rui Dias José de ter divulgado, aos média e a entidades relacionadas com a produção do Feira Franca, correspondência trocada entre si e o director-adjunto da estação, bem como de ser autor de um blogue que questiona a gestão da RDP.

O Grupo de Amigos do Feira Franca assinala que a empresa pública nem mesmo teve coragem de tornar claro o fim do programa radiofónico, realizado por Rui Dias José há vários anos, tendo interrompido a emissão “a pretexto de umas férias que querem sem regresso”.

O início do caso remonta a Junho de 2003, quando a RDP suspendeu o Feira Franca e o substituiu em Julho e Agosto pela programação de Verão, tendo, em Setembro, ao abrigo da nova grelha, proposto uma antecipação no horário do programa, o que levantou algumas dificuldades de execução. O episódio motivou, à data, uma primeira petição do Grupo de Amigos do Feira Franca.

Em Junho deste ano deu-se nova suspensão do Feira Franca – programa que, ao longo de três horas de emissão aos domingos, divulgava a cultura popular e tradicional portuguesa e até do estrangeiro – o que desencadeou a actual petição na Internet, já assinada por figuras como o ex-ministro Guilherme d’Oliveira Martins, a deputada Helena Roseta, o escritor José Viale Moutinho e a jornalista Diana Andringa, além de centenas de outros portugueses a residir no país ou no exterior.

Partilhe