Perfil Sociológico do Jornalista Português disponível online

O estudo “Perfil Sociológico do Jornalista Português”, coordenado pelo professor universitário José Rebelo com base em entrevistas a 50 profissionais, encontra-se já disponível online.

A investigação, levada a cabo entre Outubro de 2005 e Abril de 2008 com o objectivo de “aprofundar o conhecimento relativo a um grupo socioprofissional em constante recomposição e de importância decisiva na formação da opinião”, fornece dados recentes sobre a profissão, dado que a informação disponível até agora resultava de inquéritos à classe realizados sob a égide do Sindicato de Jornalistas, em 1987 e em 1997.

De acordo com o novo estudo, que contabilizou 7402 titulares de carteira profissional, 41% são mulheres e 59% homens, dos quais 1214 (508 homens e 706 mulheres) entraram na profissão entre 2003 e 2008.

A investigação permitiu ainda concluir que as mulheres estão em maioria nas faixas etárias dos 20 aos 34 anos e que os cargos de chefia continuam sobretudo entregues a homens (80%).

No que se refere à distribuição por tipo de órgão, 60% dos jornalistas profissionais trabalha na imprensa, 15,5% na televisão e 13% na rádio, estando 5% dos titulares de carteira profissional desempregados à data da recolha de dados, enquanto 15% exercia o cargo como freelance.

Num universo em que 60% dos profissionais possui uma licenciatura ou um bacharelato, a taxa de sindicalização é de 65%.

As entrevistas a jornalistas mais jovens permitiram ainda notar uma descrença quanto ao papel de jornalista-actor em processos de mudança social, um primado da formação técnica em detrimento de saberes e expressões culturais diversificados, uma tendência para aceitar incondicionalmente imposições hierárquicas, um exacerbar de pulsões individualistas acompanhadas de alguma displicência no que respeita ao respeito de códigos éticos ou deontológicos.

O grupo de investigação deste trabalho contou com o empenho de José Luís Garcia, investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa que coordenara o estudo anterior sobre o mesmo tema, e de Rui Brites, professor do ISCTE especialista em metodologias aplicadas às ciências sociais, tendo a investigação recorrido a elementos facultados pelo Sindicato dos Jornalistas e pela Comissão da Carteira Profissional dos Jornalistas.

De assinalar ainda que a versão integral das entrevistas está também disponível online, o que torna possível “ouvir” na primeira pessoa Afonso Cautela, Ana Sousa Dias, Anabela Fino, Baptista Bastos, Carlos Pinto Coelho, Domingos Amaral, Emídio Rangel, João Paulo Guerra, Joaquim Letria, Joaquim Vieira, José Carlos Vasconcelos, José Rodrigues dos Santos, Judite de Sousa, Mário Mesquita, Miguel Sousa Tavares, Pedro Rosa Mendes e José Vítor Malheiros, representantes de várias gerações de profissionais.

O estudo e a versão integral das entrevistas estão disponíveis em http://perfildojornalista.eusou.com/pt/home.asp

Partilhe